sábado, 20 de julho de 2019

Sobre a amizade


As efemérides fazem com que a gente pare pra pensar em algumas coisas. Quem me conhece sabe que não gosto de ano novo, acho muito curioso que as pessoas, só porque passaram de 31 de dezembro pra 1º de janeiro achem que tudo vai mudar. Na verdade, vivo provocando, desejando Feliz Ano Novo Chinês ou Judaico, pras pessoas pensarem que Ano Novo, ou qualquer atitude nossa, vai depender é de nós, e não da arbitrariedade que foi colocada na contagem do tempo. No entanto, o que se comemora é que precisa ser lembrado.

Então falemos de amizade, que é aquele amor escolhido, normalmente de modo inconsciente, e que se vai construindo com o passar do tempo. Já tive e tenho todo tipo de amigx, e de não amig@ também. E há várias considerações a se fazer; decidi falar de umas dez.
  1. O bom amigo está além do tempo. Há um episódio com um amigo, em que ficamos quatro anos sem nos vermos e, quando nos vimos, foi como se não tivesse havido esse tempo todo; as coisas verdadeiras não mudam.
  2. Um amigo não é melhor do que o outro. Uai, é óbvio, as pessoas são diferentes. Mas entendo que existam amigos que são melhores ou piores para dadas circunstâncias. Tem gente que só pioraria determinadas situações; então, por que não priorizar quem neste momento vai mais ajudar? Levar seu amigo veggie pra um churrasco não é prova de amizade coisa nenhuma.
  3. Você gosta mais dos amigos do trabalho. Claro que não! O aquilatamento, como dito no item anterior, não passa pelas mesmas questões. É muito mais fácil você sair do trabalho e esticar num boteco, tendo combinado ali na hora, do que ligar para todo mundo naquele dado momento e ver se a pessoa ainda vai tomar banho, arrumar, deslocar-se, etc., etc....
  4. Não há agenda pra amigo. Depende! Se você é uma pessoa com vários compromissos, é muito melhor agendar e conseguir fazer algo do que não fazer. Ah, tem que ser qualquer hora. Infelizmente, a vida não funciona só na base do querer. Feliz ou infelizmente, a gente ainda é único.
  5. Existe ex-amigo. Infelizmente, tem gente que aparece na sua vida pra subtrair. Já passei por isso. Gente que me explorava, mas cujo enredamento era tão perverso, que nem era possível sair das suas garras. Neste caso, felizmente, sequer tenho o desprazer de encontrar pela rua, mas desejo que seja feliz, porque ao menos não fica me mandando aquela energia negativa toda. Xô, Satanás!
  6. Polarização política. Nestes tempos sombrios em que estamos vivendo, tem sido complicado não tocar em determinados assuntos. Combinei com uma amiga que não falamos em política – ouço o que ela fala, e ela faz o mesmo comigo, que, aliás, nem gosto do assunto mesmo. No entanto, a paixão pela política é tanta e tem cegado tanta gente que, por vezes, é até melhor não se aproximar tanto pra evitar dissabores. Se você não consegue tolerar a opinião do outro, talvez seja melhor mesmo dar um tempo. Tenho, inclusive, evitado certos lugares por este motivo.
  7. O amigo que namora/casa.  Quem está namorando ou casando tem um(a) nova(o) melhor amiga(o). E isso causa ciúme. E se você não encaixar com o novo membro? E se o novo membro não se encaixar com seus amigos? Coração é terra de ninguém, e os acordos precisarão ser feitos. Participar tudo da sua vida íntima também não é necessário. O amigo respeitoso é aquele que sabe o limite do outro, principalmente quando o assunto é amor.
  8. Reciprocidade. Em amizade, ser recíproco não significa, de fato, fazer igual. As suas e as minhas necessidades são diferentes. Eu gosto de falar, e você, não; pra mim é importante contar os detalhes, e pra você o geral está mais do que suficiente; seu limite de paciência é muito menor do que o meu. E aí, continuamos amigos? Claro que sim. Caminho do meio, como sempre.
  9. Convivência facilita. Nem sempre! Ela pode dificultar, e muito, as coisas. Precisamos deixar a vida acontecer em seu próprio fluxo. O ponto ótimo talvez não seja nem no muito e nem no pouco, mas no que se vai estabelecendo entre as pessoas envolvidas.
  10. E o sincericídio? Pois bem, ser sincero parece ser sempre o melhor caminho. No entanto, tem coisa que não precisa ficar sendo (re)mexida o tempo todo, ou talvez o modo como essas coisas acontecem é que precisa ser visto. Mas, se você não gostou de algo, é melhor falar e ver a versão do outro, porque o ser humano fantasia mesmo e, por vezes, vai criando e crendo em sua própria fantasia.

Enfim, acho que falei um pouco da minha opinião sobre a amizade, neste dia dx amigx. Sinto saudade de muita gente, mas isso não impede que ainda haja lugar para eles em meu coração. Tem gente que vejo sempre, e que quero ver mais, outros talvez nem tanto.
Penso que, o que importa, de verdade, é que nós continuemos a nos suportar, nos dois principais sentidos que este verbo possa ter.
Feliz dia dx amigx!

Nenhum comentário: