quarta-feira, 31 de março de 2021

Alguns motivos pelos quais eu odeio a Psicologia 7/7 (Falta o epílogo!)

 Alguns motivos pelos quais eu odeio a Psicologia 7/7


7 E eu odeio ser psicólogo porque a Psicologia entra em nossas veias e fica em nossas entranhas. Muita gente por aí não queria que a gente virasse psicólogo, porque pra gente tudo pode (e é mentira) e a gente não acredita em Deus (até tem quem não creia, ou cujo Deus é diferente do seu, mas a Psicologia não demanda isso, e tá tudo bem). 

E tem mais: a gente não é psicóloga e psicólogo o tempo todo, mas a ciência psicológica sempre está por perto, seja em nosso dia a dia, claro que no nosso trabalho, e em todas as nossas relações. Tenho admiração por quem tem que conviver conosco, principalmente em casa, principalmente de quem acompanhou as nossas mudanças e não entende por que começamos a dizer mais nãos, estamos mais em silêncio, não queremos mais voltar pras nossas cidades, tratamos de assuntos que o povo finge não existir (o elefante está na sala),  fazemos menos questão de umas coisas e mais de outras... É porque a gente muda, sim, a Psicologia muda a gente. Desde o primeiro período, quando aprendemos com a querida Carla sobre a diferença entre senso comum e Ciência, a gente tomou um lado; não desconsiderou o outro, mas abraçou a ciência e o conhecimento, e esse é um caminho sem volta. Ou quando vocês viram comigo que a ética é o nosso único caminho, dentro e fora da profissão, e que furar fila, tirar xerox no local de trabalho, não usar o cinto de segurança ou roubar um banco fazem parte do mesmo tipo de ação... tá tudo no mesmo saco! 

Não existe alguém que tenha passado incólume pela faculdade de Psicologia, todas e todos mudamos, e isso não nos faz melhores nem piores, mas nos faz diferentes. 


Nenhum comentário: